Confira as novidades para aplacar a sede durante os dias e noites mais quentes

RIO – Manga com menta, maracujá com sorvete de baunilha, cenoura com abacaxi,  água de coco com limão e couve. Bastou a temperatura subir, uma profusão de  misturas de frutas, temperos, e ingredientes gelados começa a tomar conta dos  cardápios de restaurantes, lanchonetes e bares da cidade. Na rede Cafeína, por  exemplo, o suco de cenoura com abacaxi só costuma entrar no cardápio das lojas a  partir de dezembro, quando a clientela prefere sabores mais refrescantes. No  recém-inaugurado Catrin Gastropub, na Lapa, o bartender Walter Garin, atendendo  a pedidos, transformou um de seus drinques (feito a base maracujá, laranja e  capim limão) numa bebida sem álcool. Tudo para aplacar a sede durante os dias e  noites mais quentes.

Sucos com frutas ácidas e cíticas, ensina o chef Cauê Aguiar, prolongam a  sensação refrescante. Ele tem até uma explicação científica para o frescor:

— Estas frutas, como limão, laranja e maracujá, geram uma salivação extra  quando consumidas, levando a uma sensação refrescante que se prolonga dentro da  boca. Não é à toa que a combinação mate com limão dá tão certo na praia —  explica Cauê Aguiar, da rede Boomerang Mix.

Neste verão, Cauê apostou em dois novos sucos para aliviar o calorão de  cariocas e turistas: manga com menta e maracujá com sorvete de baunilha. A  mistura de manga com menta, diz ele, é perfeita para ser degustada nos dias mais  quentes. Já a combinação de maracujá com sorvete resulta num terceiro sabor,  pouco doce, meio azedinho, que vem fazendo sucesso.

Segundo a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, algumas receitas, além de  afastar o calor, atuam combatendo a retenção de líquidos e o estresse. É o caso  do suco feito com água de coco, limão, hortelã, salsa e couve.

Confira algumas receitas dos chefes:

Manga com menta (Boomerang Mix)

Ingredientes: polpa de uma manga, água, calda de menta e gelo.

Junte num liquidificador a polpa de uma manga, 100 ml de água, uma colher de  sopa de calda de menta e gelo. Bater e coar!

Maracujá com sorvete de baunilha (Boomerang Mix)

Ingredientes: um maracujá e sorvete de baunilha

Modo de preparo: Pegar um maracujá, cortar ao meio, retirar a polpa (1  concha); bater no liquidificador com semente. Adicionar três bolas de sorvete de  baunilha. A proporção é uma concha de polpa da fruta para três bolas de sorvete.  Bater e servir. Não precisa coar.

Passion Virgin (Catrin Gastropub)

Ingredientes: 50ml de polpa de maracujá, 50 ml de suco de laranja lima ou  bahia, três folhas de capim limão, 1 colher de sopa de açúcar de baunilha, 100  ml de água mineral flavorizada (com sabor) e gelo a gosto.

Modo de fazer: Em um copo longo (tipo de chope), junte os sucos das fruta e  as folhas de capim limão, amassar suavemente umas três vezes, adicionar o açúcar  e dissolver. Junte gelo (de preferência moído) até quase a borda do copo,  completar com a água mineral, decorar com duas folhas de capim tamanho médio e  uma rodela de maracujá.

Suco de abacaxi e hortelã com sorbet de limão siciliano  (Zacks)

Ingredientes:

4 pedaços de abacaxi.,1 pacotinho de polpa de abacaxi congelada, 500 ml de  água, 1 bola de sorbet de limão, açúcar ou adoçante, se desejar.

Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.

Suco de abacaxi, gengibre e hortelã (Eccellenza  Pizzaria)

Ingredientes: 3 rodelas de abacaxi sem o miolo; 15 gramas de gengibre ralado;  5 folhas de hortelã; 5 pedras de gelo

Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador. Decorar com um raminho de  hortelã.

Suco de cenoura com abacaxi (Cafeína)

Ingredientes: 300ml de suco de abacaxi natural e meia cenoura.

Como fazer: Bater tudo no liquidificador e adoçar a gosto.

Suco refrescante contra inchaço (receita da nutricionista Andrea  Santa Rosa)

Ingredientes: 1 copo médio de água de coco; 1 fatia grossa de limão; 4  colheres de sopa de couve crua; 1 colher de sopa de hortelã; 1 colher de sopa de  salsa;1 colher de sopa de limão e 3 cubos de gelo.

Preparo: Bater no liquidificador e servir imediatamente.

Refrescante e Anti ansiedade (nutricionista Andrea Santa  Rosa)

Ingredientes: 1 folha de couve média (sem o talo); 1 colher de sobremesa de  gérmen de trigo; 1 maracujá; 1 colher de sobremesa de mel; meio copo de água  gelada.

Preparo: Bata tudo no liquidificador, coe e sirva ou use diretamente a  centrífuga.

Refrex e detox (Andrea Santa Rosa)

Ingredientes: 1 maçã verde, 1 pedaço de pepino (3cm); 1 copo de água de coco;  1 folha de couve; 1 rodela de abacaxi fina.

Preparo: Bater no liquidificador e servir imediatamente.

Resfrescante e calmante (Andrea Santa Rosa)

Ingredientes: 200 ml de suco de uva integral orgânico ou de garrafa de vidro  escura; 3 pedacinhos talo ou folha de erva cidreira ou capim limão (do tamanho  de uma caneta)

Preparo: Bater no liquidificador e servir imediatamente.

FONTE: http://oglobo.globo.com/rio/sucos-que-refrescam-no-verao-7211828

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s