Livro traz receitas da Chapada Diamantina; confira algumas

em

Publicação é resultado de um trabalho de pesquisa sobre a gastronomia da região

Redação iBahia     

publicidade        

 

O Senac lança neste mês o livro “Chapada Diamantina: Culinária & Histórias”. A publicação é resultado de um trabalho de pesquisa das tradições gastronômicas e culturais da região. No livro, o leitor encontrará mais de 60 receitas, todas assinadas por antigos moradores ou por chefs de cozinha do circuito turístico.

 

Ingredientes: 1kg de carne do sol 300ml de manteiga de garrafa 2 cebolas cortadas em rodela 1kg de queijo coalho 1 litro de leite 1 xícara de chá de farinha de mandioca
Modo de preparo da carne: Deixe a carne do sol de molho em água na geladeira por 12 horas. Troque a água e mantenha mais 12 horas na geladeira. no dia seguinte, corte a carne em cubos e frite-a em 150ml de manteiga de garrafa. Reserve. Na mesma panela em que fritou a carne, coloque uma colher de manteiga de garrafa e doure a cebola de forma que a manteiga vá deglaceando a panela com a cebola, ou seja, limpando o fundo da panela para ficar com o gosto da carne.
Modo de preparo do pirão: Bata o queijo coalho com o leite e coloque numa panela levando para aquecer em fogo baixo. Acrescente os outros 150ml de manteiga de garrafa, sal a gosto e mexa bem. Lembre-se que o queijo, a manteiga e a carne do sol já são puxados no sal. Quando começar a ferver, vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos e mexendo sempre para não embolar. Quando começar a engrossar, desligue o fogo e continue mexendo para encorpar o pirão e deixá-lo leve. Coloque lado a lado a carne acebolada e o pirão numa travessa. Sirva com arroz branco ou vermelho e salada verde ou vinagrete.
Receita de Vera Maria Souza Santos, de Lençóis

 

Ingredientes: 1 unidade de galinha caipira 2 cebolas picadas 5 dentes de alho 5 tomates sem pele e sem sementes 4 dentes de alho picados Sal, pimenta, cominho, colorau a gosto Meio maço de cebolinha verde 2 folhas de louro Meio maço de coentro 3 colheres de sopa de farinha de mandioca 2 litros de caldo de legumes feito com 1/2 cenoura, 1/2 cebola, 1 dente de alho, tempero verde a gosto, 1/2 chuchu, sal, folhas de louro e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Corte a galinha em pedaços, tempere com o sal, o alho, a pimenta, o colorau e o cominho. Em seguida, enquanto a galinha pega o sabor dos temperos, coloque dois litros de água numa panela e leve ao fogo todos os legumes da receita do caldo. Deixe a água ferver em fogo lento, por cerca de 30 minutos. Numa outra panela, de pressão, coloque o óleo, deixe esquentar e refogue a cebola, o alho, o tomate e acomode a galinha. Vá refogando aos poucos até ficar bem douradinho. Quando a galinha dourar, acrescente o caldo de legumes, cerca de 1 1/2 litro. Deixe ferver por uns 40 minutos ou até a galinha ficar macia. Se necessário acrescente mais água. Prove o sal. Acrescente o cheiro-verde (coentro e cebolinha) e sirva em seguida.
Modo de preparo do pirão: Reserve um pouco do caldo do cozimento da galinha em uma panela e leve ao fogo, aos poucos acrescente farinha de mandioca e vá mexendo sempre até engrossar. Cuidado para não colocar muita farinha, pois o pirão pode ficar muito grosso. Para cerca de meio litro de caldo são duas colheres de sopa de farinha.
Receita da família de Dona França, de Conceição dos Gatos

 

Ingredientes: 1kg de farinha de trigo 1/2kg de tapioca 1/2kg de açúcar 200g de manteiga 2 xícaras de leite de coco natural 1 colher de sopa de fermento em pó Sal a gosto
Modo de preparo:
Numa vasilha, coloque o açúcar, a farinha de trigo, a tapioca e a manteiga. Misture bastante e vá acrescentando o leite de coco aos poucos, até formar uma bola. Deixe a massa descansar por meia hora. Corte em pequenos pedaços e abra-os com um rolo. Espalhe o açúcar cristal granulado e corte com carretilha em forma de raminhos. Arrume em assadeira untada e polvilhada e asse em forno médio até dourar.
Receita de Selice Gomes Alves Sá, de Lençóis

FONTE: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/livro-traz-receitas-da-chapada-diamantina-confira-algumas/?cHash=22fc76da821294b27290456992bdd97d

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s