Delícias sem glúten

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada, centeio e aveia. Ele está nos nossos pães de todas as manhãs, na lasanha de domingo, na cerveja do sabadão de sol, na coxinha de frango do botequim, no bolo quentinho da avó, na bolachinha light devorada na frente do computador no fim da tarde, na pizza de mussarela da noite de sexta-feira. Tão íntimo da nossa rotina que pensar em abandoná-lo pode ser assustador.
Mas para parte da população mundial ele é intolerável e deve ser eliminado da dieta completamente.  Para essas pessoas, portadoras da chamada doença celíaca, o glúten ataca o intestino e provoca sintomas como diarreias, perda de peso e anemia. Há ainda os hipersensíveis, que sofrem com sintomas mais leves e, em geral, podem consumir em pequenas quantidades. Para o restante das pessoas, ele não faz mal, afirma a nutricionista Daniela Jobst, mas também não traz nenhum nutriente e, assim, não é essencial a ninguém. Por isso, dar um tempo nos alimentos que contêm glúten ou apenas cortar os excessos pode ser uma boa pedida para aumentar a sensação de bem-estar.
Confira três receitas saborosas para quem quer ou precisa seguir uma dieta assim.
Tapioca

Ingredientes Polvilho doce Água
Recheio Queijo, tomate e orégano Coco ralado e leite condensado
Modo de fazer Umedeça um quilo de polvilho e deixe na geladeira por 12 horas. Depois disso, passe na peneira e misture com uma pitada de sal. Aqueça a frigideira e coloque uma pequena quantidade. Deixe a farinha ficar úmida e vire com uma espátula. Pronto, é só colocar o recheio.
Risoto

Ingredientes Abóbora japonesa Azeite ou manteiga Cebola Arroz para risoto Vinho branco Caldo de legumes Alho poró Queijo brie
Modo de fazer Cozinhe a abóbora, mas não deixe que fique muito mole. Tire a polpa e reserve. Em uma panela coloque a manteiga ou o azeite e doure a cebola. Depois coloque o arroz e um pouco de vinho. Mexa e acrescente um pouco do caldo de legumes. Vá acrescentando a abóbora. Conforme o arroz for secando, acrescente mais caldo. O segredo é mexer sempre e o tempo todo. Quando estiver no ponto, acerte o sal, acrescente o alho-poró (previamente puxado no azeite) e o queijo brie cortado em quadradinhos. Sirva imediatamente.
Bolo de banana com batata-doce Receita de Marcelo Facini


Ingredientes 6 bananas nanicas maduras 1 batata doce grande cozida 2 xícaras de farinha de arroz 1 xícara de açúcar demerara 3 ovos orgânicos 1 1/2 xícara de leite de soja (ou de arroz) 1 colher de fermento em pó para bolo 1 colher de chá de essência de baunilha 1 colher de sopa de canela em pó 1 colher de chá de cravo em pó 1 colher de café de cardamomo em pó 1/2 xícara de uvas passas
Modo de preparo:
Bater as três claras em ponto de neve acrescentando a essência de baunilha. Reserve Amasse grosseiramente as 6 bananas nanicas e a batata doce cozida. Reserve Em uma vasilha colocar as gemas, o leite, a farinha, a canela, o cravo, o cardamomo, o açúcar. Misture tudo. Acrescente as uvas passas. Coloque as claras em neve e o fermento. Misture gentilmente. Colocar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 25 min ou até que o bolo esteja totalmente assado.

Fonte:http://vidasimples.abril.com.br/temas/delicias-gluten-742337.shtml

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s