O que é preciso saber para fazer um cupcake perfeito?

em

Irresistíveis, os bolinhos com recheio e cobertura suculenta são a guloseima queridinha do momento. Descubra como pode ser fácil e divertido prepará-los em casa e confira ainda algumas receitas que agradam ao paladar de adultos e crianças.

Criado nos Estados Unidos, o cupcake (bolo de xícara, em inglês) conquistou o paladar dos brasileiros. Feito com uma massa básica de bolo, recheio e cobertura, é impossível resistir à aparência suculenta do bolinho. Entenda por que a guloseima se tornou febre nas mais diversas festas.

As paulistanas Marcella Lage e Paula Kenan criaram a primeira cupcakeria do país e revelam os segredos do bolinho:

1. O que torna esse doce tão especial?

O cupcake é bem-vindo em muitos tipos de festa, do casamento ao chá de panela, passando pelo aniversário de um adulto ou de uma criança. Além de delicioso,ele ainda tem uma aparência linda, o que faz com que possa virar até um presente.

2. Quais sabores são os mais populares?

As receitas com um toque de chocolate, seja na cobertura, na massa ou no recheio, são as que mais agradam. Mas o mais importante é que os cupcakes precisam ser decorados para conquistar de verdade. A apresentação acaba influenciando muito. Uma cobertura de brigadeiro e uma linda cereja por cima fazem a diferença.

3. O que é preciso saber para fazer um cupcake perfeito?

Além de ter criatividade, é preciso ter uma batedeira, uma assadeira específica para cupcakes e algumas forminhas de papel. Isso basta. O bolinho feito sem a assadeira especial pode ficar feio e perder o formato original. As massas são simples, levam basicamente manteiga, açúcar, ovos e farinha. E as pessoas podem incluir diferentes ingredientes para acrescentar um sabor específico que desejem. A única dica é que a cobertura precisa ser um pouco mais consistente, para não escorrer.

4. Qual é o segredo para deixar os cupcakes tão atrativos?

Não existem regras na hora de decorá-los. Cada um deve fazer da forma como mais lhe agradar: com mais ou menos cobertura, com ou sem recheio. Masé interessante apostar em confeitos coloridos e raspas de chocolate, itens que criam um efeito bonito e lúdico. Cupcakes feitos por crianças são a coisa mais engraçada do mundo, acabam ficando sempre supercoloridos. Aliás, fazê-los em casa é um programa bem gostoso e divertido para a família.

Dicas espertas!

· Preencha até 3/4 da forminha com a massa e preste atenção se o fundo ficou totalmente cheio. Do contrário, o bolinho pode afundar depois de assado.

· No meio do cozimento, vire a assadeira para que o bolo asse por completo.

· Preste atenção no tempo em que seu cupcake vai ficar no forno. Lembre-se de que ele assa muito mais rápido do que um bolo comum. E, se a temperatura estiver muito alta, o bolinho pode ficar ressecado.

Retirar o cupcake do forno cedo demais também não é boa ideia. O centrodo bolo pode afundar depois que ele estiver pronto.

· Espere pelo menos 15 minutos antes de retirar o cupcake da fôrma para decorar.

· Em temperatura ambiente e fora da geladeira, o bolinho decorado dura três dias. Mas você pode armazenar a massa assada por até três meses no freezer.

Ficou com água na boca? Clique aqui e aprenda a fazer essa guloseima fofa.

 

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/cupcake-segredos-bolinho-perfeito-759461.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s