Batata doce é um alimento muito versátil; confira receitas

em

A batata doce é uma raiz de preparo rápido e fácil, encontrada facilmente em supermercados e nutritiva. Ela é rica em betacaroteno, que é oxidante e previne o envelhecimento, vitamina C e potássio, que ajuda na retenção de líquido.

A raiz pode ser usada para fazer massas, sopas e doces

 

o alimento também traz benefícios para os atletas que buscam a hipertrofia. Por ter um baixo índice glicêmico, a raiz libera lentamente a energia contida nela, evitando os picos de insulina no sangue e acúmulo de gordura. O ideal é consumi-la durante o dia, cerca de duas horas antes dos treinos de peso.
Veja também: Push cake é a nova mania em festas infantis; veja receita Restaurante badalado assina buffet da gravação do DVD de Ivete Sangalo
Além disso, a batata doce é muito versátil. Vai bem em doces, massas (até de pão) e como acompanhamento de carnes, dando um toque agridoce. Ela também pode ser cortada em cubos e assada com especiarias, consumida em forma de chips ou servir de base para uma saborosa sopa.

 

Ingredientes: 2 batatas doce grandes 500 mililitro (ml) de azeite extravirgem 500 mililitro (ml) de óleo de soja sal a gosto páprica a gosto
Modo de preparo: Fatie as batatas o mais fino que puder no fatiador de alimentos. Coloque as fatias em um recipiente com água e gelo por 20 minutos. Seque as batatas em um pano, enrole as fatias e prenda cada uma delas com um palito.
Frite-as em óleo e azeite. Seque num papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Tempere com sal e páprica.

 

Ingredientes para a massa: Sal e pimenta-do-reino a gosto 1 gema 2 quilo(s) de batata doce
Ingredientes para o recheio:
700 grama(s) de carne de faisão 1 cabeça de alho 2 cabeça(s) cebolas picadinhas 2 cenouras médias 1 talo de salsão (aipo) 1 alho-poró 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo 1 litro(s) de água morna Ramos de de tomilho a gosto Ramos de alecrim a gosto 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite 1 fio de azeite  Sal e pimenta-do-reino a gosto
Montagem:
2 ovos Farinha de rosca o suficiente para empanar
Modo de preparo: Asse a batata-doce com casca e embrulhada em papel alumínio no forno até ficar macia. Amasse passando na peneira (para retirar as fibras), misture uma gema, o sal e a pimenta do reino a gosto. Reserve.
Faça o recheio: corte o faisão nas juntas e escalde. Reserve. Doure o alho no azeite, junte a cebola e refogue. Acrescente o faisão, a cenoura, o salsão, o alho poró, mexa bem. Junte a farinha de trigo, a água morna, o tomilho e o alecrim. Tempere a gosto com sal e pimenta e cozinhe por uma hora.
Separe do caldo em que estava cozinhando, desfie a carne e reserve. Bata no liquidificador o caldo do cozimento e leve à panela. Acrescente o creme de leite. Deixe reduzir, junte a farinha de trigo e mexa bem para engrossar sem empelotar. Misture o faisão e acerte o tempero a gosto, se necessário.

 

Ingredientes 2 quilo(s) de batata-doce açúcar leite puro de um coco
Modo de preparo:
Após cozinhar as batatas, descasque-as e passe no espremedor. Use uma xícara para medir a quantidade de massa de batata. Utilize a mesma quantidade de açúcar a quantidade de massa de batata existente. Junte os dois, misture e leve ao fogo. Mexa sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Adicione o leite de coco e mexa até o doce se desprender por completo do fundo da panela. Coloque numa compoteira ou enrole como brigadeiro.

 

Ingredientes: 1 fio de óleo 300 grama(s) de quiabos inteiros 600 grama(s) de batata doce 250 grama(s) de farinha de trigo 2 coxas com sobrecoxas de frango Sal e pimenta-do-reino a gosto 2 colher(es) de sopa de mostarda 2 colher(es) de sopa de melaço de cana 1 cebola grande Alecrim a gosto 1 xícara(s) de chá de vinho branco Castanha-de-caju em pedaços
Modo de preparo: Refogue o quiabo em um fio de óleo. Depois de cozido, abra, retire as sementes (reserve) e amasse. Reserve. Cozinhe a batata doce em água salgada, descasque, amasse e junte ao quiabo. Acrescente a farinha e misture até formar uma massa homogênea. Enrole a massa e corte em forma de pequenos rolinhos. Reserve. Tempere a coxa e sobrecoxa com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira, doure os pedaços da ave dos dois lados. Transfira para uma forma, tempere com mostarda, melaço, a cebola em fatias, o alecrim e o vinho branco. Cubra com papel alumínio e asse no forno em fogo baixo, por 3 horas. Retire o alumínio e termine de dourar. Desfie a carne ainda quente.
Junte o frango desfiado com o caldo do cozimento que sobrou na forma e com as sementes do quiabo reservadas. Este será o molho da massa. Cozinhe os nhoques em água fervente até que subam à superfície. Sirva a massa coberta com o molho e castanha-de-caju salpicada.

 

Ingredientes: 1 quilo(s) de batata doce 100 grama(s) de manteiga 1 pedaço(s) pequeno de gengibre
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas. Depois de descascar, amasse as batatas em uma vasilha e adicione o suco de uma laranja, duas colheres de manteiga e raspas de gengibre e laranja. Coloque o purê em uma panela e misture os ingredientes no fogo baixo.
Receitas: UOL

 

Fonte :        http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/batata-doce-e-um-alimento-muito-versatil-confira-receitas/?cHash=52682f73d88a8d527e6d3f659c9fcab2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s