Dicas para um bolo perfeito

Dicas para um bolo perfeito

NÃO CRESCEU Um dos culpados mais frequentes por este problema é o fermento vencido. Por isso, cheque sempre a validade e guarde-o em local seco e ao abrigo da luz. “O jeito mais simples de testar o fermento químico é aquecer um copo de água e colocar uma colher (chá) do produto”,
ensina o chef Lucas Corazza. “Se borbulhar bastante, está bom. Caso contrário, está ou velho ou úmido.” Conservá-lo em geladeira não é recomendável.

DEFORMOU Se o forno não for preaquecido corretamente, o calor não se distribui por igual, o que pode resultar em um bolo “torto”. Antes de assar, deixe o forno esquentar por 10 minutos. Misturar a massa de maneira errada também causa problemas. Para não correr risco, ao adicionar o fermento, peneire-o junto coma farinha. “Quando despejar a massa na fôrma, procure nivelar com uma colher, dê algumas batidinhas nas laterais para as bolhas de ar saírem e para o bolo crescer de maneira uniforme”, orienta Simone Ferrarezi, da Crazy for Cakes.

AFUNDOU No meio Você abriu o forno enquanto a massa crescia? Deu nisso. Se a temperatura do forno cai, a massa não mantém a estrutura e afunda. Outro problema é o excesso de fermento, que faz o bolo crescer sem firmeza, ou de líquidos, que deixam a massa mole. “Forno muito quente também faz com que a massa afunde”, avisa Simone.

FICOU PESADO Você deve ter batido demais a massa depois de adicionar a farinha. “Quando ler na receita ‘misture até ficar homogêneo’, mexa até não ver mais a farinha. Depois, pare – se continuar, surge uma liga que torna o bolo pesado”, diz Corazza. Outro erro: exagerar na quantidade de ingredientes gordurosos.

MANCHAS BRANCAS NA MASSA não foi misturada corretamente e, nesses pontos, há excesso de farinha. Se o bolo for de chocolate, as manchas são resultado da massa não misturada ao cacau. Evite, peneirando sempre a farinha (junto com o fermento e o cacau).

ESTÁ ESFARELANDO Ele secou demais no forno ou a formulação está errada. No primeiro caso, atenção ao tempo de cozimento e à temperatura do forno. No segundo, cuidado com o excesso de farinha ou manteiga ou com a quantidade de bicarbonato de sódio.

RACHOU A temperatura do forno pode estar muito alta. “Nesse caso, cria-se rapidamente uma ‘película’ mais firme na superfície e o centro permanece cru”, diz Corazza. “Conforme o calor penetra na massa crua, mas com fermento com força para reagir, a massa rasga a película, causando o efeito rachado.” Para evitar, siga a temperatura recomendada. Fôrmas muito pequenas com quantidade excessiva de massa causam o mesmo problema.
Fonte:http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/Comida/noticia/2014/05/dicas-para-um-bolo-perfeito.html

Deixe um comentário