Aprenda como fazer em casa um pão fácil, prático e barato

em

 

 

O pão leva apenas farinhas de trigo e centeio, água, leite, sal, fermento e grãos(na cobertura): feito em casa, com tempo de preparo em torno de uma hora, ele serve até 10 pessoas (Fotos: Angeluci Figueiredo)

Confira o passo-a-passo:

 

1- Para um pão de forma com cerca de 1/2 quilo – ou 10 pãezinhos – os ingredientes são: 450 gramas de farinha de trigo branca, 50 de farinha de trigo integral, 30 de farinha de centeio (deixa a crosta crocante), um tablete de fermento biológico fresco, uma colher de chá rasa de sal, 50 ml de leite, 200 de água e 30 de azeite de oliva (pode ser óleo de soja). Para misturar à massa ou polvilhar em cima, chia, linhaças dourada e marrom e semente de girassol sem casca. Para uma massa mais integral, aumente a proporção das farinhas para 50%.

2- Esmigalhe o fermento e dissolva na água, que pode estar morna, para facilitar. Mas atenção: coloque apenas 3/4 do tablete. “Fermento é preciso, mas se for demais, estraga”, aconselha o chef. Guarde a mistura líquida. 

 

 

3- Agora é hora de peneirar a farinha de trigo. Além de filtrar impurezas, incorpora ar à massa, o que deixa o pão mais macio.

4- Adicione o sal, a farinha de trigo integral e a farinha de centeio. Misture tudo com as mãos. Abra um buraco no meio dos ingredientes secos e adicione a mistura de fermento com água
e o leite. Vá mexendo e amassando com as mãos. A massa estará pronta para ser sovada quando estiver menos grudenta, soltando da pele.

5- Sobre uma superfície limpa e polvilhada com farinha de trigo, é hora de relembrar a infância
e brincar de massinha. Aperte, amasse, estique, faça uma cobrinha, enrole em forma de caracol e depois repita tudo umas seis vezes.

6- Depois de um tempo, você vai notar que a massa fica com aspecto mais homogêneo. Isso é um bom sinal. Faça uma bolinha para deixá-la descansar. Esse não necessariamente tem que ser o formato final de seu pão. Depois de fermentada, você pode colocar a massa numa assadeira (sempre pela metade, lembre vai inchar) ou fazer no formato que quiser.

7- Deixe a massa descansar em um lugar escuro e sem vento, para ela crescer. Cuidado com o tempo: se ultrapassar, pode estragar. Se a tragédia acontecer, se avexe não: ainda dá para fazer pizza. Dando tudo certo, pincele a parte de cima do pão com uma mistura de água e farinha de trigo (consistência molinha) e polvilhe os grãos. Faça um corte pequeno, no sentido do comprimento. Vai ajudar na crosta crocante. Leve ao forno com temperatura de 170º e deixe assar por 20 minutos.

FONTE: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/aprenda-como-fazer-em-casa-um-pao-facil-pratico-e-barato/?cHash=6c5b1eb0cc3d031f9a263a4d881c14cd

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s