Dez dicas para fazer um bolo perfeito

em

 

A preparação da massa é fundamental para que a receita dê certo

Quer preparar um bolo de dar água na boca? Confira 10 dicas para não errar na massa:

Use ingredientes na temperatura ambiente

Nada de ovo gelado. Todos os ingredientes do bolo devem estar em temperatura ambiente, o que também inclui a manteiga e o leite, que costumam ser armazenados na geladeira. 

 

Fique de olho nas medidas

O ideal é medir tudo com uma balança digital. Quem não tem o aparelho, deve prestar ainda mais atenção às quantidades. Seguir a receita à risca é um passo fundamental para que o bolo dê certo. Se for usar uma xícara para medir as quantidades, use a mesma para todos os ingredientes.

 

Peneira neles!

Todos os ingredientes secos devem ser peneirados antes de serem incorporados à massa. Isso vale até para o fermento. Se o resultado esperado é um bolo cremoso, uma boa dica é intercalar os ingredientes secos aos líquidos na hora de fazer a massa.

 

Cuidados com o fermento

Ele deve ser guardado em um local fresco e seco, nunca na geladeira. Ele deve ser o último item a ser acescentado à massa. E não esqueça de conferir a validade do produto antes de usar.

 

E as claras?

Se a receita pedir claras em neve, bata até o ponto quem que elas não caiam da tigela quando o recipiente for virado de cabeça para baixo. Quando forem incorporadas a massa, devem ser misturadas delicadamente com uma colher de pau ou espátula de silicone.

 

Misture devagar

Bater a massa com muita força pode colocar tudo a perder. O cuidado na hora de misturar os ingredientes é fundamental durante o preparo do doce. O ideal é misturar tudo com calma e delicadez, fazendo movimentos circulares de baixo para cima, até que todos os ingredientes sejam incorporados.

 

A temperatura do forno

Esse é um fator fundamental para que o bolo dê certo. Temperaturas muito altas ou muito baixas fazem com que o bolo murche, por isso é importante seguir a indicação da receita. Caso não haja uma temperatura indicada, o recomendado é manter o forno a 180ºC. 

 

Evite ficar abrindo o forno

Não tenha pressa. Abrir o forno antes do tempo mínimo de cozimento derruba a temperatura e faz com que a massa murche. 

 

 

Não espete o bolo

Não, não é espetando um palitinho na massa que se sabe se o bolo está pronto ou não. O furo faz com que o gás de dentro da massa saia, o que pode afundar o bolo. A maneira correta de fazer o teste é pressionar a massa com a ponta dos dedos. Se ela voltar ao tamanho original, já está assada. Se afundar, ainda deve ficar mais tempo no forno. 

 

Hora de tirar do forno

Ao ser retirado do forno, o bolo nunca deve ser colocado em bancadas frias, porque a mudança de temperatura pode fazer a massa murchar. Use um pano seco para cobri-lo e coloque-o sobre o fogão.

Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/dez-dicas-para-fazer-um-bolo-perfeito/?cHash=b3323c916b23ad873e0be562c9ef6ccb

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s