Chocolate

em

Torta de brigadeiro com raspas de chocolate
Rendimento: 10 porções

Ingredientes
Para a base da torta
125 gramas de farinha de trigo
75 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
45 gramas de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
1 ovo
20 gramas de amêndoas moídas

Para o recheio de brigadeiro cremoso
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate me pó ou 8 colheres de raspas de seu chocolate ao leite favorito
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Para a decoração de brigadeiro enrolado
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate me pó ou 8 colheres de raspas de seu chocolate ao leite favorito
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Para confeitar
100 gramas de chocolate ao leite premium cortado em raspas

Modo de fazer
Prepare a massa: Peneire a farinha de trigo sobre a superfície de trabalho (pode ser uma tábua ou uma pia de mármore). Espalhe a manteiga cortada em pequenos cubos e polvilhe com sal. Esfregue estes ingredientes entre as mãos até dissolver a manteiga. Abra uma cavidade no centro da massa e coloque o ovo. Adicione as amêndoas moídas e o açúcar de confeiteiro. Misture delicadamente todos os ingredientes com as pontas dos dedos, sem amassá-los demais. Para finalizar, pressione a massa com a palma das mãos, esmagando-a. Reúna toda a massa e envolva-a com filme de PVC. Coloque na geladeira por 4 horas (no mínimo) para que ela descanse. Após este período, desembrulhe a massa e abra-a com o rolo sobre a superfície de trabalho, esticando-a. Use uma forma de aproximadamente 17 cm de diâmetro com fundo removível. Aperte a massa sobre a forma e retire o excesso das bordas. Asse em forno baixo (180 C) por 20 minutos.

Prepare o recheio: Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e misture bem com a ajuda de um batedor de arame (fuet). Adicione a manteiga e leve ao fogo baixo. Mexa até que a massa ganhe consistência de brigadeiro de colher (aproximadamente 15 minutos). Tire do fogo, transfira para um recipiente e deixe na geladeira até esfriar. Despeje a massa de brigadeiro sobre a base da torta.

Prepare a decoração: Repita o mesmo procedimento acima com os ingredientes nas proporções descritas para a cobertura. Mexa o brigadeiro por aproximadamente 18 minutos até que a massa esteja soltando do fundo da panela, tornando a consistência do brigadeiro mais firme do que a massa do recheio. Tire do fogo e transfira para um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar completamente na geladeira.
Enquanto isso corte o chocolate ao leite em raspas e coloque-as em um bowl. Com a ajuda de uma colher de café, molde bolinhas de aproximadamente 3 cm de diâmetro e enrole com as mãos untadas com manteiga sem sal. Confeite os brigadeiros com as raspas de chocolate e coloque-os sobre a torta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s