Bolas de gergelim

em

Bolas de gergelim (Foto: Great Stock! / StockFood / Latinstock)

Rendimento cerca de 12 unidades
Tempo de preparo 40 minutos

Ingredientes
3/4 de xícara de açúcar mascavo;
1 xícara de água fervente;
400 g de farinha de arroz;
1 xícara de pasta de
feijão-vermelho doce*;
óleo para fritar;
1/2 xícara de gergelim.

*Deixe 200 g de feijão azuki de molho por algumas horas e depois cozinhe até ficar macio. Bata no liquidificador até formar uma pasta, acrescentando água se necessário. Escorra num pano, apertando bem para sair a água. Leve a pasta com 200 g de açúcar ao fogo, mexendo sem parar, até começar a desgrudar da panela.

Modo de fazer
1
Dissolva o açúcar na água fervente.
2 Coloque a farinha em uma tigela grande e faça um buraco no centro. Adicione a água açucarada e mexa até obter uma massa grudenta, cor de caramelo.
3 Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue. Afunde o polegar no meio da massa e molde-a em forma de tigelinha.
4 Faça uma bolinha com 1 colher (chá) de pasta de feijão. Acomode a bolinha dentro das tigelinhas de massa e feche de forma que a pasta fique completamente coberta. Repita o processo até acabar a massa (pode ser que sobre pasta de feijão).
5 Em uma wok ou frigideira, aqueça bem o óleo.
6 Espalhe o gergelim sobre uma folha de papel-manteiga. Coloque água em uma tigela rasa. Passe cada bolinho pela água e em seguida role-os no gergelim.
7 Frite os bolinhos aos poucos em óleo quente.
8 Quando o gergelim dourar, use a parte traseira de uma espátula ou concha para pressionar os bolinhos comcuidado contra a lateral da panela e virá-los. Continue aplicando uma leve pressão na medida em que os bolinhos foremdourando e crescendo. Vá retirando e escorrendo os bolinhos em papel toalha. Sirva quentes.

Dica
Popular no Ano Novo, esta receita requer certa prática. As bolas precisam ser viradas o tempo todo no óleo quente para crescerem de forma homogênea. Não fique chateado se suas bolinhas não ficarem perfeitas; o importante é o sabor.

FONTE: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Entradas/Petisco/noticia/2014/12/bolas-de-gergelim.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s