Chef Renato Lobato ensina a preparar bolo de churros

em

Ingredientes
– 3 ovos
– 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
– 1 xícara de açúcar refinado
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher de sobremesa de canela em pó
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– ½ xícara de leite
– Açúcar com canela para decorar
– Doce de leite a gosto
Você ainda precisa de uma batedeira, uma forma de bolo, e dois bicos para confeitar – o perlê (liso nº 2) e o pitanga –, além do saco de confeitar.

Preparo
Separe as claras das gemas dos ovos, e bata as claras em neve bem firme. Reserve as claras em neve, e agora bata as 3 gemas, a manteiga e o açúcar refinado até transformar em um creme fofo.

Pegue este creme e coloque parte da farinha e do leite e use um fouet para envolver a mistura. Adicione o resto da farinha, do leite e a canela e envolva mais. Depois, acrescente o fermento e misture. Por fim, coloque as claras em neve. Primeiro adicione 1/3 e misture. Depois, o restante. Envolva lentamente até a massa ficar homogênea.

O chef usa uma forma tipo aro. Ele coloca papel alumínio no fundo e ressalta que não precisa untar. Acrescente a massa na forma, nivele bem e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 20 minutos. Depois de assado, espere esfriar e desinforme a massa.

Divida a massa em três partes. Use uma faca grande, tipo as de cortar pão, para fazer os cortes horizontais. O pedaço que teve contato com o papel alumínio vai ser a parte superior do bolo.
Para montar, pegue uma fatia. Encha o saco de confeitar com o doce de leite e coloque o bico liso. Sobre a base (prato ou tabuleiro), faça uma bolinha de doce de leite e acrescente o primeiro pedaço de bolo. Do lado de fora faça bolinhas de doce de leite por toda a extensão da fatia. Por dento, faça em espiral (veja vídeo). Coloque a segunda camada e repita o mesmo processo. Por ultimo, acrescente a terceira fatia.

Para fazer a parte de cima do bolo, use o bico pitanga no saco de confeitar com doce de leite. Cubra com voltinhas, começando pelo lado de fora até o meio. Passe o açúcar com canela nas laterais.

CLICA NO LINK LÁ TEM UM VÍDEO

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/12/chef-renato-lobato-ensina-preparar-bolo-de-churros.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s