Pão celeiro

em

Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: Mais de uma hora

Para fazer um bom pão são necessários poucos elementos. Mas ingredientes de boa qualidade, alguma paciência para respeitar os tempos de crescimento das massas e cuidado para que ela não seja submetida a condições de temperatura e umidade inadequadas são indispensáveis.

De certo, é mais fácil lidar com a dita “cozinha salgada” do que com os produtos de confeitaria e panificação, pois a salgada permite intervenções diretas praticamente a qualquer hora. Se a água colocada no feijão foi excessiva, podemos reduzir seu volume e solucionar o problema. Se colocarmos menos água do que o necessário para o cozimento do arroz, é possível acrescentar mais líqüido sem grandes prejuízos de qualidade.

Os produtos de confeitaria e de panificação não são tão tolerantes a erros e ajustes. Depois de feita a mistura de farinha, fermento e demais ingredientes do pão, por exemplo, se a massa não crescer, é pouco provável que encontremos a solução. Por isso, muita gente não se arrisca a fazer bolos, pães e outras preparações que dependem de processos químicos nos quais é difícil intervir diretamente. Bom é saber que com uma boa receita e um pouco de prática essas dificuldades podem ser vencidas.

Veja abaixo a receita de pão celeiro, adequada para diversas situações e fácil de fazer. Certifique-se de que os ingredientes usados sejam de ótima qualidade e de que o fermento esteja em boas condições. Aproveite as dicas!

Ingredientes

3/4 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (de sobremesa) de sal
3 ovos
1kg de farinha
Manteiga para untar
1 ovo para pincelar
Farinha de milho para polvilhar

Modo de preparo

Aqueça a água a 40ºC e misture o fermento. Junte a ele o óleo, a água, o açúcar, o sal e os ovos. Misture bem e, aos poucos, junte a farinha. Trabalhe a massa até ela ficar lisa, homogênea e desgrudar das mãos. Deixe a massa descansando, coberta por um plástico, até dobrar de volume. Trabalhe a massa novamente e molde no formato de filões. Unte e enfarinhe uma assadeira e disponha os filões. Pincele os pães com o ovo batido e faça cortes transversais pouco profundos na superfície filões com uma faca bem afiada. Leve ao forno a 200ºC até dourar.

Dicas

  • Proteja a massa de pão do frio e do vento. Deixe-a crescer coberta por um pano de algodão e, se for o caso, dentro do forno desligado, mas ligeiramente aquecido;
  • Verifique sempre a data de validade do fermento fresco e as condições em que está armazenado no supermercado. A geladeira ou balcão refrigerado não podem apresentar umidade, e o ambiente deve estar envolto em uma leve nuvem de frio.
Palavras-chave: pão celeiro, farinha de milho
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s